Será que conhece o seu tipo de pele?

Será que conhece o seu tipo de pele?

Saber reconhecer o nosso tipo de pele nem sempre é fácil. No entanto, se soubermos o que analisar, podemos perceber se a nossa pele é seca, mista ou oleosa. E este é o primeiro passo na escolha da rotina de cuidados mais adequada às nossas necessidades!

Para simplificar, existem três tipos de pele: pele seca, pele mista ou pele oleosa. Condições tipo acne, hipersensiblidade, entre outros, podem surgir em todos os tipos de pele e tendem a desaparecer após tratamento adequado. Vamos perceber o que se passa em cada tipo de pele:

Pele Seca

Em termos dermatológicos, na pele seca há menor produção de óleos naturais que mantêm a pele hidratada, suavizada e protegida. Este tipo de pele distingue-se, visualmente, pelo efeito de “pele partida”, em descamação e com falta de brilho. Não tem poros visíveis (ponto positivo!) e as linhas finas encontram-se bastante vincadas.

A pele seca é áspera ao toque e a sensação de repuxamento é comum, sendo frequentemente associada a condições como irritação e sensibilidade.

Neste tipo de pele é frequente a sensação de que “o efeito do hidratante passa rápido”, pelo que é de máxima importância oferecer cuidados adequados. Na limpeza deve-se privilegiar os cuidados em leite, como o Bioderma Sensibio Leite de Limpeza, que limpam em suavidade sem comprometer o filme hidrolipídico em demasia. De seguida, é importante apostar em cuidados hidratantes ricos como o Bioderma Sensibio Creme Rich (em caso de sensibilidade) ou o Bioderma Hydrabio Creme Rico (em caso de desidratação, falta de água).

Pele Oleosa

Na pele oleosa encontramos o absoluto oposto. Neste tipo de pele, há hiperprodução de óleos naturais (sebo) pelas glândulas sebáceas que são afetadas, por exemplo, por alterações hormonais e pelo stress. Apesar de manter a pele flexível e hidratada, o excesso de sebo também provoca obstrução dos poros e o aparecimento de lesões (pontos negros, borbulhas,…).

A pele oleosa manifesta-se pelo excesso de brilho em todo o rosto, poros dilatados visíveis e pontos negros. Além disso, a maquilhagem não fixa devidamente.

Aqui o problema não será a sensação de repuxamento, mas sim o excesso de gordura ao toque e as lesões resultantes. Mais uma vez é de extrema importância cuidar da pele devidamente, devendo optar por géis de limpeza, que regulam o excesso de sebo, como o Bioderma Sebium Gel Moussant e cuidados hidratantes suaves adequados aos diferentes tipos de necessidades. Ainda, é fundamental esfoliar a pele em profundidade, 1 a 2 vezes por semana, para desobstruir os poros e eliminar as células mortas. Nesta etapa conte com o Bioderma Sebium Gel Gommant.

Pele Mista

Tal como o próprio nome indica, neste tipo de pele é possível observar uma fusão entre os dois tipos de pele anteriores. A definição de pele mista é, de facto, a existência de diferentes texturas no rosto e, em algumas regiões do rosto há hiperprodução de sebo, enquanto que noutras a atividade glandular é diminuta e a sensação é de pele seca.

Assim, neste tipo de pele encontramos a zona T (testa, nariz e queixo) com excesso de oleosidade e poros dilatados, enquanto que áreas como as maçãs do rosto permanecem ásperas e descamativas, caraterísticas da pele seca.

A definição de uma rotina adequada é um desafio. O ideal é optar por diferentes produtos, para as diferentes áreas do rosto, de modo a não hidratar (ou desidratar) em demasia. Nas zonas mais secas, devemos optar pelos cremes ricos, enquanto que as zonas mais oleosas exigem hidratantes mais suaves. Para facilitar, na limpeza podemos optar pela água micelar, como a Bioderma Sebium Água Micelar, que remove todos os tipos de sujidade, excesso de sebo e não desidrata.

Agora é mais fácil, não é? 

Se gostou deste artigo, porque não o partilha na sua cronologia do Facebook através da opção “partilhar” aqui em baixo?

Publicado em: 21/02/2022
Partilhar: