Picadas de Abelhas

Picadas de Abelhas

Para a maior parte das pessoas, a picada de uma vespa ou abelha causa dor, inchaço, sensibilidade ao toque e vermelhidão junto da picada.

 Os episódios de picadas são mais comuns no verão e deve tratar estes sintomas de imediato com 3 passos:

1. Retire o ferrão com um objeto de ponta arredondada e duro, uma espátula ou um cartão de crédito. Não use pinças nem objetos pontiagudos, uma vez que estes podem espalhar para o interior da pele o conteúdo do saco de veneno, e assim piorar os sintomas.

2. Aplique gelo ou uma compressa fria para aliviar a dor. O uso de um anti-histamínico oral ou tópico está indicado para aliviar a comichão.

3. O local da picada deverá manter-se elevado (no caso dos membros).

Deve usar roupas de cor neutras, pouco perfume ou cremes com pouco cheiro caso vá para zonas com mais vegetação. As picadas de abelhas são um mecanismo de defesa para proteção da suas colmeias, quanto menos nos aproximarmos dos seus locais melhor.

Existem reações graves às picadas de abelhas que carecem de intervenção médica. Devemos estar atentos quando após uma picada aparecem sintomas como: sensação de mal-estar, formigueiro e tonturas, comichão forte e generalizada, inchaço dos lábios e da língua, dificuldade em respirar, perda de consciência ou colapso.

Publicado em: 21/02/2022
Partilhar: