Olheiras e Contorno de Olhos

Olheiras e Contorno de Olhos

Ao redor dos olhos a pele é muito fina. Tem aproximadamente entre os 300 e os 800 mícrones de grossura e possui muito poucas glândulas sebáceas pelo que se distende com facilidade. Sublinha-se que a atividade no que respeita ao movimento desta área é considerável, já que o pestanejar é constante, sendo também influenciada pelos movimentos oculares.

Olheiras, bolsas, pés de galo ou uma certa inflamação causada pela fadiga são alguns dos transtornos que podem ocorrer nesta zona.

As olheiras são alterações da coloração da pele sob os olhos causadas por uma produção excessiva de melanina e pela dilatação dos capilares.

As bolsas surgem devido ao excesso de pele, podendo ser hereditárias, ainda que também possam aparecer devido a alguma retenção de líquidos. Uma alimentação pouco saudável, o stress, a insónia, o abuso do tabaco e do álcool, bem como uma vida sedentária favorecem o seu aparecimento ou que se tornem mais visíveis.

Quanto aos pés de galo, são rugas superficiais horizontais que aparecem nas fendas exteriores dos olhos.

Para combater as olheiras e os restantes transtornos a alimentação cuidada, a correta hidratação corporal através da ingestão de litro e meio de água por dia (no mínimo), a prática regular de exercício e um padrão de descanso adequado, são recomendações básicas.

A nível cosmético, existe uma ampla oferta no mercado que inclui claro está, a cosmética natural para o tratamento das olheiras e dos restantes transtornos. Uma solução natural pelo seu poder hidratante é a aplicação antes de dormir de uma generosa camada de manteiga de karité, uma gordura natural que se obtém a partir da noz de karité, que cresce em África. Para tratar as olheiras, também faz muito bem aplicar saquetas de camomila empapadas em água, se possível depois de ter feito uma infusão. Tem efeitos adstringentes e ajuda a recuperar a luminosidade da zona.

Sempre que seja possível, o mais indicado é aplicar as soluções cosméticas para os olhos à noite; desta forma, o seu efeito multiplica-se.

 

Fonte:  Nestlé

Publicado em: 21/02/2022
Partilhar: