A transpiração é um processo normal e que facilita a perda de calor do corpo, mas também pode ser induzida por outros factores como por exemplo o stress.
O suor é segregado pelas glândulas sudoríparas e transportado para a superfície da pele por meio de canais. A sudação ajuda a manter o corpo frio. Por isso, as pessoas suam mais quando está calor. Também o fazem quando estão nervosas. O suor é composto principalmente por água, mas também contém sal (cloreto de sódio) e outras substâncias químicas. Quando uma pessoa sua muito, a água e o sal perdidos devem ser restabelecidos.
A transpiração excessiva, designada de uma forma geral por hiperhidrose, pode afectar toda a superfície da pele, mas regra geral limita-se às palmas das mãos, às plantas dos pés, às axilas ou às virilhas. A zona afectada costuma ficar rosada ou branco-azulada e nos casos graves a pele pode apresentar fissuras, descamar-se e amolecer, sobretudo nos pés. Por vezes, a zona afectada exala um odor fétido (bromidrose), causado por bactérias e leveduras que decompõem o suor e a pele molhada.
As mãos e os pés suados são uma reacção normal à ansiedade. É também habitual uma pessoa suar muito quando tem febre. No entanto, uma sudação frequente e abundante em todo o corpo requer atenção médica porque pode ser um sinal de hiperactividade da tiróide, de uma baixa de concentração de açúcar no sangue ou de uma alteração na zona do sistema nervoso que controla a sudação. As análises ao sangue podem determinar se a função tiroideia ou a concentração de açúcar no sangue são anormais.
Existem na farmácia diversos produtos para controlar o suor em excesso, neutralizando o odor ou até mesmo impedindo que este se forme. Consulte-nos caso este problema faça parte do seu quotidiano.